Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Paris, a cidade-luz!


Saudações!

Paris é uma cidade pequena, tem em média 2 milhões de habitantes e sua área é de pouco mais de 100km². Sua topografia é plana e a região está dividida em 20 distritos (que correspondem ao que entendemos como bairros) distribuídos como uma espiral. Na verdade, o formato seria o de um "escargot", iguaria apreciada em Paris tanto quanto a nossa feijoada aqui no Rio de Janeiro. Pessoalmente não me agrada a idéia de saber que estou comendo lesma, mas os franceses tem uma conotação bem peculiar do que seria a alta gastronomia...

Conhecer a disposição desses distritos (chamados de "arrondissements") é fundamental para quem quer ou precisa de localizar na cidade. Uma vez internalizada a forma como os bairros se distribuem, fica fácil compreender a geografia parisiense. No centro de Paris passa o rio Sena que divide a cidade em duas margens ("rives"): a direita, ao norte e a esquerda, ao sul. Em francês: Rive droite e Rive Gauche. No centro do rio existem duas ilhas: île de la Cité e île St-Louis. Nelas encontram-se alguns dos pontos mais visitados por turistas do mundo inteiro como a igreja de Notre Dame (aquela mesma, do corcunda!) e a igreja de Sainte Chapelle.

Paris, no entanto, é muito mais que um amontoado de pontos turísticos (E são muitos! Todos muito bem cuidados pelo governo francês que tem nessa atividade uma fonte permanente de lucro para sua capital), contudo, Paris é história, é literatura, é cultura, é moda, é estilo de vida...não é à toa que a expressão "savoir vivre" foi cunhada em francês e é usada neste idioma no mundo inteiro! Os franceses sabem viver! Valorizam suas tradições, cultuam sua história, preservam seu acervo artístico e mostram para o mundo como um país que quase desapareceu do mapa após a revolução pode ditar moda, influenciar a literatura e atrair tanta gente que busca beber na fonte cultural na qual a cidade se transformou.

Para mim, Paris sempre foi sinônimo de cultura. A literatura francesa me encanta: Victor Hugo, Rimbaud e Baudelaire, só pra citar alguns...a história da França também me encanta: sempre tive fascinação pela Revolução Francesa...e a arte de França é algo que tem uma influência absurda na minha concepção de arte: ah, os impressionistas franceses! É nessa fonte cultural que quero beber quando planejo ir a Paris. Aliás, beber, não! Quero me afogar! Sorver até a última gota!
Há um ditado que diz que só seria possível conhecer Paris a fundo se a gente tivesse 5 vidas...pois eu quero usar todas as minhas encarnações na busca desse conhecimento.

Há pessoas que sonham em beber da fonte da juventude para terem a vida eterna...eu, não! Eu quero a cultura eterna, quero beber na fonte da sabedoria e, certamente, essa fonte encontra-se em Paris!

A bientôt!
Powered By Blogger