Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Eis que surge um tango no meio do caminho...


Saudações!

E de repente, sem que eu esperasse, assim como um gol da Argentina aos 44 min. do segundo tempo, surgiu uma nova viagem na minha vida! Buenos Aires!
Há pouco mais de um mês fui à uma Feira de Intercâmbio em busca de cursos para Paris, mas me deparei com um curso de espanhol na capital Argentina ao qual sucumbi sem culpa!
Sempre achei o Espanhol (ou o Castelleano, como preferem os "hermanos") uma língua lindíssima, com sonoridade única e sensualidade exalando por todas as sílabas! Foi a primeira língua estrangeira que pensei em aprender, isso há uns 20 anos atrás, quando ainda havia dificuldade de achar um lugar perto da minha casa onde eu pudesse aprendê-la. Por isso acabei decidindo pelo francês e também me encantei pela beleza da língua de Victor Hugo e Proust.
Ainda assim o espanhol continuava presente na minha vida, primeiro através dos filmes de Pedro Almodóvar, diretor que conheci quando eu era adolescente, e, mais tarde, através do advento da TV a cabo e dos inúmeros canais falados em espanhol.
E muitas vezes eu, que nunca fizera um curso regular, entendia mais o espanhol que o francês que passei um tempo estudando! Claro que a semelhança com o português ajudava bastante, mas há momentos em que ela também pode atrapalhar e confundir os ouvidos brasileiros acostumados ao "portunhol".

E foi assim que, sem que eu planejasse de antemão, essa viagem para passar 2 semanas em Buenos Aires veio até mim. Quando dizem que "emanamos uma certa energia e tudo a nossa volta passa a orbitar também nessa energia" é a mais pura verdade! Há momentos em que acho que os os céus conspiram a meu favor, no que tange a questão das viagens! São reportagens em revistas, programas de TV, filmes que estréiam...tudo parece surgir de forma orquestrada exatamente quando eu estou pensando em ir àquele determinado local! Sinto-me como a Emília, de Monteiro Lobato, detentora do pó de pirlimpimpim! É como se essa tal energia que emanasse de mim me fizesse capaz de poder ir onde eu ousar sonhar!
E embora a capital portenha nunca tenha feito parte dos sonhos da minha infância, estou curtindo muito a idéia de conhecer a terra de Carlos Gardel e Jorge Luiz Borges. Tenho estudado muito sobre a região, lido guias de viagem, observado mapas, conversado com pessoas que já foram e pretendo ir preparada para viver uma experiência única! Vai ser minha primeira viagem internacional e isso me deixa, ao mesmo tempo, ansiosa e apavorada! Contudo, nada que me faça desistir! E tenho a sensação de que esse será somente o primeiro degrau de uma longa escada!

A bientôt! ou melhor: Hasta Luego!
Powered By Blogger