Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Tinha uma crise no meio do caminho...

Saudações!

Parece que as bruxas estão soltas na economia mundial! Começou com uma crise na bolsa de Nova York que veio como uma bola de neve (ao que parece, virou avalanche) arrastando tudo o que encontrava pela frente...o dólar disparou! Aliás, uma reação bem estranha, já que há uma recessão iminente nos EUA. Raios, como a moeda deles pode se valorizar em plena recessão??? Mistérios impossíveis de entender...
Há vários bancos quebrando na Europa. A França já se declarou em recessão. A Bovespa, de São Paulo, fechou em baixa histórica hoje (-15%) e não há vislumbre de luz no fim desse túnel para um futuro próximo. Isso me preocupa.
Eu tive alguma sorte, pois peguei o último dia de queda do dólar quando comprei minha passagem para Buenos Aires. Contudo, isso não me deixa mais feliz, já que, ao chegar lá, a crise vai se fazer notar em qualquer compra que eu pense em fazer ( e eu nem ia a turismo!!).
Essa crise me preocupa não só porque estou pensando em viajar, mas também porque a possibilidade de uma diminuição real do poder aquisitivo aqui no país existe e isso significa juros mais altos, combustíveis mais altos, passagens mais altas, comidas mais altas, enfim, contas mais altas.
Para pessoas como eu, que já passaram por tantos planos econômicos, por 6 mudanças de moeda, por uma inflação de 80% ao mês, pensar em recessão mundial dá um certo frio na espinha! Um medo de que toda a solidez que o Brasil construiu nos últimos 14 anos seja pulverizada entre câmbios, bolsas e empréstimos...
Espero que o presidente Lula esteja certo e que a crise americana (ou seria mundial?) passe por aqui como um leve tremor de terra somente e não como um terremoto capaz de atingir 8 pontos na escala Richter.

A bientôt!
Powered By Blogger