Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 6 de março de 2009

Síndrome de viajante

Saudações!

Agora que já tem quase dois meses que voltei de Buenos Aires é que a vida está tomando sua rotina habitual...na verdade, nem tão habitual assim, visto que certos hábitos se modificaram ao longo desse caminho. Eu me modifiquei! Tenho gostos diferentes, valores diferentes, perspectivas diferentes agora!
Porém uma coisa que eu li em alguns blogs de viagem que acompanho é certa: depois que a gente sai do ninho pela primeira vez, parece que um vício toma conta da gente e não é mais possível viver sem viajar.
Viajar torna-se uma necessidade! E por mais que, aos olhos dos outros, isso pareça supérfluo ou secundário, na vida de uma viajante é como água no deserto. Não consigo mais conceber minha vida daqui pra frente sem planos de viagens. Ora mais curtas, ora mais longas, ora para perto, ora para longe. Contudo, elas estão ali, presentes no meu dia a dia, presentes nas minhas prioridades.
Não consigo mais entrar em uma livraria sem dar uma passadinha na seção de viagens para ver as novidades; não consigo mais passar por uma loja de malas sem imaginar qual seria aquela mais prática para minha próxima viagem; não consigo mais passar por uma agência de viagens sem olhar, mesmo que de relance, para os preços das promoções afixados no vidro; não consigo mais passar por uma casa de câmbio sem ter a curiosidade de saber a cotação das moedas estrangeiras. Hábitos adquiridos ao longo do último ano e que, ao que parecem, não irão embora depois da próxima viagem...
Certo estava Fernando Pessoa ao afirmar: "Navegar é preciso!"
Navegar por mares nunca dantes navegados(para continuar citando os portugueses) ou por mares já conhecidos, navegar em grandes navios ou em canoas, navegar com um computador de bordo ou sendo guiado pelas estrelas...tanto faz. O que importa é a sensação aventureira de se lançar ao mar, como Sinbad. O que importa é o caminho e não apenas o destino. Até porque a viagem não se dá apenas externamente, há também a viagem que acontece dentro de nós! E essa ocorre sem bússula, sem pontos cardeais, pois aquele é um território desconhecido que vamos desbravando aos poucos.
Nunca mais somos os mesmos depois de uma viagem, isso vale para o bem ou para o mal, pois como dizia o filósofo Heráclito:
"Não é possível tomar banho duas vezes no mesmo rio"

Hasta Luego
Powered By Blogger