Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Brinquedo novo

Saudações!

É uma brincadeira engraçada essa de viajar...no início dá medo, depois vem a ansiedade e por fim, o vício. E aí, de repente, a gente começa a viajar também em tudo o que faz: no trabalho, no lazer, no cinema, em uma conversa com amigos...tudo vira motivo para aprender e para viajar em uma viagem interna e que nos faz aprender a cada momento com o outro e com o mundo.
Hoje fui à minha aula de dança. Atividade, aliás, que começei a fazer depois da minha viagem a Buenos Aires, pois somente lá, depois de anos tentando, encontrei o prazer de dançar...Ok. Estava eu lá na minha aula quando começei a viajar na música e consegui me sair bem nos passos! Não sei se foi a condução do cavalheiro com quem dançei, mas o fato é que hoje eu estava leve e consegui até conversar durante a dança, coisa que nunca faço, dada a minha preocupação em acertar os passos e não pisar no pé da pobre vítima que está tentando me conduzir.
E mais que viajar na música, viajei também nas histórias que os cavalheiros me contaram, durante a dança, sobre suas vidas. Eu nunca havia dançado com nenhum dos dois e, hoje, pela primeira vez, consegui me sentir bem o suficiente para relaxar e ouvir sobre a vida daquele que me levava pela pista.
Ficamos ali um tempo conversando e treinando os passos básicos do bolero. Foi nesse momento que me dei conta de como sou uma pessoa feliz. Sei lá, hoje fui tomada por uma felicidade estranha que me invadiu sem pedir licença e se fez presente durante toda a minha noite.
Não foi nada do que eles disseram que me fez sentir assim, mas certamente foi a postura deles me deixando mais confiante e me permitindo perceber que, apesar de eu ter nascido com "duas pernas esquerdas" , eu serei capaz de aprender a dançar um dia.
Ali, naquele salão, naquela noite chuvosa, pude perceber como a gente esbarra em pessoas que têm tanto para contar, que têm tanto para ouvir e como, sem querer, somos unidos a essas pessoas por um gosto em comum que se transforma na nossa maneira de viajar ali toda noite, por uma ou duas horas!
Viagens externas são maravilhosas, mas aprender a viajar internamente é uma arte trabalhosa que exige um certo grau de confiança e uma generosidade em partilhar experiências, em não apenas falar, mas também ouvir. Creio que estou engatinhando nessa arte, mas tenho absoluta certeza de que as viagens externas foram fundamentais para fortalecerem o meu espírito para que eu começasse a percorrer o caminho de/para dentro de mim mesma.

Hasta Luego!
Powered By Blogger