Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bruxelas é maior e melhor do que eu pensava!

Bonjour!

Dia lindo em Bruxelas! Pegamos nosso ônibus turístico e fomos visitar alguns pontos importantes de Bruxelas como a Igreja de Sablon, um local lindo, cheio de vitrais belíssimos o século XVI. Aliás, todas as igrejas que tenho visto aqui na Europa possuem vitrais de cair o queixo! As fotos, é claro, não fazem justiça...





Essa igreja possui um jardim nos fundos, muito bem cuidado, com uma fonte e belas flores, além de estátuas em homenagem a heróis belgas, dos quais eu nunca ouvi falar, mas achei muito interessante o fato deles manterem viva sua história nas praças.



Depois fomos ao Arco do Trinfo belga, um monumento criado pelo rei Leopoldo II em 1905 para comemorar os 75 anos da independência da Bélgica. É o maior arco da Europa e tem em cada uma de suas pontas um museu. Há o museu de arte clássica e o museu de arte moderna de um lado; no centro há uma exposição de carros antigos e do outro lado o museu das armas. O monumento é muito bonito e mostra toda a imponência da monarquia belga. Monarquia esta que sempre esteve muito preocupada com o bem estar de seu povo, talvez por isso a Bélgica tenha uma das melhores qualidades de vida da Europa. Esse mesmo rei, Leopoldo II, em 1866, mandou fechar o rio que corria ao largo da cidade de Bruxelas, pois como os dejetos eram jogados nele, a cidade vivia naquele ano uma forte epidemia de cólera. O rei mandou construir por sobre o rio grandes boulevares, a exemplo dos boulevares de Paris, e com isso o rio se tornou subterrâneo, a epidemia de cólera acabou e a cidade ainda ganhou um ar mais moderno e organizado.



Já quase no fim do nosso passeio de ônibus saltamos no Museu de instrumentos musicais, que é simplesmente LINDO!! A gente ganha um fone de ouvido na entrada e a cada instrumento por que passamos, ouvimos uma música. É mágico! Há instrumentos de todas as épocas, desde os apitos indígenas até cravos, pianos, harpas e outros instrumentos de vários lugares do mundo.





A noite fomos ver novamente o show de luzes na Grand Place. Perfeito.




A Bientôt!

VIAGEM REALIZADA EM AGOSTO DE 2009
Powered By Blogger