Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Paris, sempre Paris

Bonjour!

Apesar de eu já ter voltado ao Brasil há um tempinho, ainda tenho muito o que contar sobre nossa segunda semana em Paris.
Depois de uma semana em Bruxelas, finalmente voltamos pra "casa". A Bélgica é um lindo país, Bruxelas é uma cidade belíssima, mas eu estava mesmo sentindo falta de passear pelo rio Sena, de ver a Notre Dame e de sentir o clima de Paris.

Na primeira semana, nós compramos o Paris Museum Pass (aquele passe que dá direito a entrar em diversos museus da cidade, lembra?) e o usamos até o fim! Fomos a 11 atrações com o passe e eu o recomendo muito! Mesmo que vc vá ficar apenas 3 ou 4 dias em Paris, vale a pena adquiri-lo.
Contudo, na segunda semana, queríamos ir a lugares que o passe não cobria e queríamos ver mais parques, jardins e ruas, para os quais o passe não seria necessário, portanto, não o compramos novamente.

Como tínhamos tido uma excelente experiência com o ônibus turístico de Bruxelas, resolvemos também experimentar o ônibus turístico de Paris chamado L'Open Tour. Funciona da seguinte forma:
Você compra o bilhete dentro do próprio ônibus, com o motorista para 1 dia (29 euros) ou para 2 dias consecutivos (32 euros) e pode fazer quantas viagens quiser pelos 4 trajetos desse ônibus. Junto com o ingresso você recebe um folheto com as rotas e um carnê de descontos para alguns lugares que possa querer visitar.
Nós pegamos o ônibus, no primeiro dia, ao lado da Notre Dame, onde iniciava o trajeto VERDE (cada um dos 4 trajetos tem uma cor e a mesma está na frente do ônibus, exatamente pra você saber onde está indo). Esse trajeto era o chamado "Paris Grand Tour" e levava aos principais pontos da cidade, passando pela Torre Eiffel que estava lindíssima naquela manhã!

















Demos a volta completa nesse tour e na última parada, ao lado da Igreja de la Madelaine, pegamos outro ônibus para fazer o trajeto AMARELO, que levava a Montmartre, pois queríamos ir a Igreja da Sacre Coeur. Saltamos na parada adequada (pelo fone de ouvido, ficamos sabendo exatamente o que há em cada parada) e fomos até o funicular (uma espécie de bondinho/elevador) que nos levaria a Sacre Coeur. Também é possível subir de escada, sem pegar o funicular, mas achamos que compensava pagar um bilhete de metrô para subir sem tanto esforço.















Ao saltarmos do Funicular já é possível ver bem de perto aquela maravilha arquitetônica, alvo de muita polêmica entre os franceses. Alguns a acham belíssima, outros acham que é muito feio aquela mistura de estilos todos em uma mesma igreja. Divergências à parte, eu a acho linda e, mesmo subindo de funicular, ainda tínhamos que subir algumas escadas no melhor estilo Amélie Poulin!















Infelizmente é proibido tirar fotos dentro da Igreja. Saindo de lá, ficamos um tempo ali observando o lugar...um cara tocando harpa no meio da rua...















...a linda vista de Paris e as ruelas apinhadas de gente...como Paris é linda!!!Descobrimos que o "Espace Dalí" ficava ali ao lado da Basílica, então fomos ver o acervo com as incríveis esculturas do pintor surrealista. Minha mãe, que nem gostava tanto dele, já estava encantada com sua obra, pois essa era a segunda exposição que víamos dele nessa viagem. A outra foi em Bruxelas. De fato, as esculturas são o que há de melhor no trabalho de Salvador Dalí.
















Saindo de lá, tomamos um sorvete na Place de Tertre e depois pegamos nosso ônibus e saltamos na parada do Musée Grevin. Esse é o museu de cera de Paris, com um ingresso caríssimo (19,90 euros, tarifa adulto), mas tínhamos um desconto por causa do carnê que recebemos no ônibus turístico.
Esperamos mais de uma hora na fila para entrar, mas valeu a pena! O museu é simplesmente incrível! Suas esculturas de cera só faltam falar!! Perfeitas!


E o mais interessante é que não há apenas figuras de pessoas famosas, mas de épocas famosas também, como os iluministas discutindo em uma mesa, o assassinato do revolucionário Marat, da época da Revolução Francesa e alguns presos da Inquisição.















Mas o que eu mais gostei foi ver as estátuas de Quasímodo e Esmeralda, personagens de "O corcunda de Notre Dame", um dos livros que fez com que eu me apaixonasse por Paris.



Na volta, pegamos o ônibus novamente, saltamos perto de casa e fomos descansar. O dia tinha sido cansativo!
A Bientôt!

VIAGEM REALIZADA EM AGOSTO DE 2009
Powered By Blogger