Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Uma ilha de chuva e um bar de sonho em Veneza

Ciao, amigos!

Amanheceu chovendo em Veneza. Acho que quinta-feira é o dia da chuva na cidade! Semana passada, quando cheguei, era quinta e chovia e eu fui justamente ao Campanário de San Marco. Hoje que também chovia resolvi ir ao campanário de San Giorgio, que é uma ilhota que fica bem em frente a Veneza. Acho que gosto de visitar campanários em dias chuvosos...




Fiquei um bom tempo lá em cima observando Veneza e vendo o quanto ela consegue ficar mais e mais linda a medida que a observo com mais atenção! E de repente, o sino do campanário começou a tocar! Um barulho ensurdecedor, mas foi bem interessante estar ali e ouvi-lo tocar (no entanto, agora eu entendo por quê Quasímodo ficou surdo!). Tirei um milhão de fotos e desci para ver a Igreja de San Giorgio. Ao chegar lá embaixo, me deparo com o som do órgão! Mais uma vez fui surpreendida pelo belíssimo som que ecoava em uma acústica perfeita! Foi maravilhoso poder observar tantas obras de arte com aquela música ao fundo...há pinturas de Tintoretto de cair o queixo! Cada uma mais linda que a outra! E o melhor: pude fotografar tudo! Aliás, descobri o motivo de não se poder tirar fotos do interior dos museus e algumas igrejas, eles dizem que é porque assim as pessoas são obrigadas a comprar os postais com as ilustrações das obras! Fiquei pasma com esse motivo tão vil!! Enfim...Veneza vive do turismo. Inclusive eu percebi que os moradores reais de Veneza, aqueles que pegam o vaporetto para irem ao mercado e que fazem as coisas triviais como ir a banco e viver normalmente, esses detestam os turistas. Acham que eles sujam a cidade e eu os ouço falando mal dos turistas nos vaporettos, pois, a essa altura, já fico lá atrás, sentada com os venezianos e não mais na proa do barco para tirar fotos, como os turistas, então consigo entender pedaços de algumas conversas, afinal, italianos, assim como os brasileiros, falam bem alto nos transportes públicos.







Ao voltar da Igreja de San Giorgio chovia à cântaros! Igual ao dia em que cheguei! E,obviamente, voltei para o hotel, pois não há muito o que fazer em Veneza com chuva. Aproveitei para dormir um pouco e escrever posts para o blog. À noite, já havia parado de chover e fui fazer um outro passeio que eu esperava há tempos: ir ao Harry's Bar.



O Harry's Bar é o local onde foi inventado o carpaccio, um prato que eu, pessoalmente, adoro! O local ficou famoso por ter sido muito frequentado pelo escritor Ernest Hemingway e ali foi inventado também o drink que é símbolo de Veneza: o Bellini! Um suco de pêssegos brancos com champagne. Claro que eu tinha que pedir os dois: um carpaccio e um bellini! Felizmente, eles também inventaram um bellini sem álcool, que foi o que eu pedi. O serviço é impecável, a vista é fantástica, a comida é deliciosa e o preço é condizente com tudo isso. Paguei caro, mas valeu cada centavo! Aliás, Veneza está valendo cada centavo economizado durante o último ano. Algumas coisas aqui são caras, mas como era meu sonho vir para cá, acho que vale a pena investir nisso e tornar a realidade o mais perto de tudo aquilo que sonhei.



Ao sair do Harry's Bar, fui passear um pouco pela Piazza San Marco e ouvir o desafio musical que acontece entre os cafés “Florian” e “Quadri”, cada um de um lado da praça e ambos com magníficas orquestras. Um prazer ficar ali ouvindo aquela música e vendo a Piazza se iluminar aos poucos, a medida que a noite cai...


Arrivederci!

VIAGEM REALIZADA EM JULHO/AGOSTO DE 2010

2 comentários:

Ivy Gomide disse...

Que maravilha ! Vc está aproveitando Veneza como eu não pude fazer. Quero ir nessa Igreja, fofaaaaaa, eu qro estes detalhes pra curtir e vou comer essa comida que vc comeu ( il carpaccio), pega o nome do restaurante com endereço.

bjooooos

Anônimo disse...

Oi minha linda, que fotos maravilhosas vc tem nos mostrado!
Enfim,o Harys Bar e o famoso bellini.
É ótimo saber que vs amou essa cidade tão linda e diferente.
Bejos da sua mãe

Powered By Blogger