Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Burano e Torcello, as ilhas da Laguna

Ciao,amigos!

Hoje fui passear pelas ilhas da Laguna: Burano e Torcello. Na verdade, eu queria mesmo ir a Torcello, que foi o primeiro lugar para onde foram os refugiados dos hunos no século V. Foi ali que nasceu Veneza! Contudo, não há vaporetto direto,por isso tive de ir primeiro a Burano para fazer baldeação. Para se chegar lá é preciso ir até a Fondamenta Nove e pegar o vaporetto LN que demora uns 45 minutos até Burano. A viagem é bonita, embora cansativa mas ver a laguna dourada sempre dá uma sensação especial...



Burano é uma ilha de pescadores, com casinhas coloridas e cujo principal produto de exportação é a renda. Conta a lenda que as casas eram assim coloridas para que os pescadores, ao voltarem do mar, pudessem encontrar facilmente o caminho de casa e chegar mais rápido até suas esposas que teciam suas belas rendas enquanto os esperavam. Esse artesanato é lindo e caríssimo!



Passeei um pouco pelo ilha, tirei boas fotos, almocei e peguei o vaporetto T que demora menos de 10 minutos até Torcello. Essa ilha foi muito próspera em tempos remotos e dizem que no auge do seu poder a população local chegou a 20 mil pessoas, contudo, o assoreamento do córrego que corta a ilha e a malária foram responsáveis pela sua decadência e hoje o local não tem mais que 20 pessoas morando ali. Justamente por isso é um local que transmite muita paz e tranquilidade.




Adorei passear pelas suas ruazinhas estreitas cheias de pontes pelo caminho e que desembocam na Igreja local, aliás, nas Igrejas, pois são duas, uma ao lado da outra: A Basílica de Nossa Senhora della Assunta, com um painel de tirar o fôlego...



e a Igreja de Santa Maria Fosca, bem simples e bonita...



Há também um museu com peças da época da fundação da ilha, muito interessante! Como não é possível tirar fotos lá dentro, eles colocam algumas peças do lado de fora para serem admiradas e fotografadas.



Torcello é uma gracinha! Adorei ter ido lá! A ilha tem ruínas antigas e uma aura de serenidade que faz qualquer mortal se sentir mais perto de Deus...foi um passeio gratificante!


Saindo de lá, voltei a Veneza imbuída nesse espírito quase religioso e resolvi passear e visitar algumas igrejas como a Igreja de Santa Maria dei Miracoli, uma construção do século XV, toda em mármore colorido! Um encanto! O teto é deslumbrantemente trabalhado e, certamente, se eu fosse escolher uma igreja para me casar (mesmo eu não sendo nem um pouco religiosa) seria essa! Ela parece propícia a casamentos! Tem o tamanho perfeito e a arquitetura perfeita para um evento simples e, ao mesmo tempo, inesquecível...acho que hoje estou mais romântica que de costume...deve ser a saudade!


Saindo de lá, andei um pouco e cheguei em outra Igreja, chamada San Giovanni e Paolo. É a maior igreja de Veneza e foi construída pelos dominicanos entre os séculos XIV e XV.



Quando cheguei lá fui surpreendida por um coral de jovens ingleses que estão fazendo concertos por várias igrejas em Veneza nessa semana. Foi uma bela surpresa, pois fiquei ali ouvindo aquela música linda, naquela igreja com uma acústica maravilhosa, sem falar na beleza do interior dessa Igreja que é de cair o queixo (essa pode fotografar!!!),foi um momento verdadeiramente mágico! E para coroar tudo, no fim, eles ainda cantaram uma música que eu já cantei no coral há anos atrás,o que me proporcionou uma viagem no tempo indescritível!!






Saindo de lá eu estava tão feliz que voltei a pé até a Piazza San Marco, utilizando o meu misterioso senso de direção desenvolvido aqui em Veneza...comi uma pizza, andei pela praça, sem destino...e voltei para o hotel super cansada, mas muito feliz por estar tendo a oportunidade de vivenciar todos esses momentos especiais!

Arrivederci!

VIAGEM REALIZADA EM JULHO/AGOSTO DE 2010

Um comentário:

ilma disse...

Adorei estas duas cidade...
Bjs de viajante

Powered By Blogger