Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Um passeio consumista em Paris e a bela vista de Montparnasse

Bonjour, amigos!

Hoje amanheceu um dia meio nublado (acho que quinta-feira é o dia da chuva em toda Europa!) e resolvi ir até o teatro “Opera” pois nunca havia nem passado na porta dele e sei que foi ele que serviu de inspiração para os arquitetos projetarem o Theatro Municipal no Rio de Janeiro. O prédio é lindo e mistura estilos renascentista e barroco! Na fachada estão algumas máscaras antigas, que são o símbolo do teatro e estátuas de compositores famosos como Mozart e Bethoven.


Eu ia entrar, mas quando cheguei a bilheteria ainda estava fechada, então fui dar uma volta na Galeries Laffayette, uma espécie de shopping que dizem que é cheio de brasileiros. Realmente! O lugar tem tanta gente falando português que até o recado do auto-falante é dado em português! Impressionante! Foi ali que eu percebi aquilo de que sempre ouvira falar: como tem brasileiro que só vem fazer compras na Europa! O que tinha de gente saindo carregado de lá!! A maioria das pessoas carregava, no mínimo, 3 bolsas. E eu ali, querendo ver a arquitetura do local! Depois de algumas fotos, resolvi procurar umas lembrancinhas pra comprar e achei no andar de baixo umas coisinhas bem bonitinhas e bem em conta! Ao sair de lá, passei no Museu Fragonard, que é o museu do perfume e fica ali do lado (Rue Scribe, 9) e acabei comprando, além do creme que uma amiga encomendou, um perfume pra mim. Ou seja, quando cheguei para entrar no Opera eu estava com duas sacolas e a minha mochila. Achei melhor voltar outro dia.


Voltei para o apto para deixar as compras e fui encontrar a Monica, uma brasileira que conheci pela internet e que chegou hoje a Paris. Iríamos à Torre de Montparnasse, mas quando chegamos lá, estava chovendo, então fomos a um café conversar.
De lá, ela voltou pro apto do David, onde está hospedada junto com a Renata e eu resolvi subir a Torre já que a chuva havia parado. Custa 11 euros e a gente sobe 200 metros em um elevador que eles alegam ser o mais rápido da Europa (38 segundos). No andar 56, onde o elevador para ,há um restaurante, mas eu não estava com fome, pois havia comido uma salada com a Monica, então subi os outros 3 andares que faltavam de escada (não tem outro jeito!) e fui ver a vista panorâmica de Paris. Agora eu entendo por quê construíram aquele Torre, que todos dizem que é tão feia, no meio de Paris. É para nos brindar com aquela vista inigualável!!! Eu ainda dei sorte pois peguei o anoitecer e vi Paris ir se acendendo lentamente. Melhor: vi a Torre Eiffel começar a piscar! Linda!!! Fiquei um tempão lá em cima, só desci porque começou a chover novamente. Voltei ao andar 56 e fiquei olhando a vista pelos vidros. Como Paris é linda vista assim do alto!!


A Torre de Montparnasse ( o nome é uma alusão ao Monte Parnasso, onde viviam os poetas) foi inaugurada em 1973 e até hoje desperta polêmica, por ser quase o único arranha-céu no centro de Paris. Ela é, esteticamente, muito feia, mas a vista compensa! E lá em cima há um vídeo muito interessante falando de todas as cidades que têm torres importantes, desde Nova York até San Gimignano. O vídeo tem legenda em várias línguas e é bem bacana! Saí de lá, peguei o metrô e voltei pra casa. Ainda deu tempo de passar rapidinho no supermercado para comprar um suco de maçã (lembra, mãe?) e chegar no apto e postar tudo isso pra vocês.

Estou fazendo Paris com calma, não quero ter que tirar “férias das férias” quando eu voltar ao Brasil. Mas, sinceramente, nesse ponto da viagem, a saudade começa a ficar quase insuportável e, não fosse eu estar na cidade lindíssima que é Paris, já teria voltado pra casa!

A Bientôt!

VIAGEM REALIZADA EM AGOSTO/SETEMBRO DE 2010

7 comentários:

Ivy Gomide disse...

Sossega menina. Que voltar o quê! Sabe lá qdo vc poderá voltar? Aqui tá um calor infernal( ontem foi o dia mais quente do inverno...), e é INVERNO..!!!
Aproveita, na volta vc poderá dar todos os mil bjos no namorado! Curteeeeee!!!
Pega um vôo de 1h20 min pela Smartwings e vai passar 2 dias em Praga....rs

bjooos

Angela E. M. Knaesel disse...

Karla, sua viagem está dando asas a minha imaginação, um post melhor q o outro, adooro!
Ainda ñ passou na La Duree? Foi vc quem deu-me esta preciosa dica qdo fui a Paris lembra?! Tira uma fotinho caso fores lá, só pra matar minha saudade hehe. Bjo gde.

Anônimo disse...

Oi minha linda,amei afoto da torre Eifell vista de tão alto. Se mudassem o nome de "La vie en rose", para "La vie en bleu", vendo esta foto eu entenderia.
O seu suco de maçã me deu água na boca. Agora além de ter saudade de vc, tenho também saudade de Paris.
Aproveite bastante estes últimos dias de férias em Parise quando for a Giverny compre uns guardanapos prá mim, que os meus já acabaram.
Muitos beijos e um abraço de balanço.

ilma disse...

Gosto do que vc escreve sobre Paris...E este lugares que ainda não conheço, pretendo um dia conhecer com esta imagem na cabeça(a que vc postou) Aproveite bem e gostei de sua foto com a Torre ao fundo. Lindas...
Bjs de viajante

Jana disse...

Amiga literalmente vc me faz viajar, no seu blog!!!
Karla, Parabéns pelo capricho, bom gosto e delicadeza, as fotos são de suspirar e tirar o fôlego, suas palavras me fazem viajar em meus pensamento.
Beijo querida.
A Bientôt!

Jana disse...

*pensamentos (retificando)
a tecla do "s" ficou presa.

Joyce disse...

ameei! poxa.. se um dia eu for a Paris preciso subir a Torre Montparnasse!!

Powered By Blogger