Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ultimo dia em Paris...

Bonjour, amigos!

Hoje foi meu último dia de viagem, então fui até Paris para fazer uns passeios que não tinha feito e para me despedir da Notre Dame.
Saí tarde de casa, pois tenho acordado muito tarde, mas como eu não estava com pressa mesmo, não me incomodei com isso. Peguei o RER e saltei na estação Auber, bem em frente ao Opera. É que eu havia passado lá da outra vez e visto que havia uma espécie de filme para turistas contando a história da cidade. Chama-se “Paris Story” e fica na Rue Scribe, bem ao lado do Opera. É um cinema, o filme dura uns 40 a 50 minutos e conta toda a história da Paris desde sua fundação até os dias de hoje. É narrado por Victor Hugo e pela própria cidade. É muito interessante, principalmente para quem gosta de história e tem fone de ouvido em diversas línguas, incluindo (pasmem!) o português (de Portugal, é claro, mas já é alguma coisa, vai!). Eu adorei, principalmente porque falou de todos os lugares onde fui agora, recentemente, nessas duas semanas em que estive em Paris, então foi como se eu estivesse fazendo uma retrospectiva da viagem. Uma delícia!
Depois passei na Galeria Printemps, que fica ao lado da Lafayette. Nada mais é do que um shopping cheio de marcas famosas e caras. Muito caras!


Saindo de lá, fui andando até a Igreja da Madelaine, uma bela construção em estilo greco-romano. O interior da Igreja é um tanto escura, mas bem bonito e há uma estátua de Joana D`Arc vestida de guerreira, mas com auréola de santa. Diferente das outras que eu havia visto dela.



Ao sair de lá, começou a chover, então parei em um café chamado “Madelaine 7” que fica no Boulevard de la Madelaine. Lá comi um “croque Monsier”que é algo parecido com o nosso misto quente, mas muito mais gostoso. Acompanhei com um delicioso cappuccino. Huuuum!!!



Quando a chuva parou, fui andando até a Place de la Concorde. Eu nunca havia feito esse caminho e fiquei encantada com a cidade. Nossa, como Paris é bonita! Principalmente no entardecer!


Já que eu estava ali, resolvi passear um pouco pelo jardim das Tulherias. Lindo, lindo, lindo! Passei no Carrossel do Louvre para comprar uns livros e um perfume pra minha mãe. Fui andando até a Notre Dame que continuava o lugar mais lindo de Paris! Fiquei um tempão ali na frente dela, que nem besta, olhando.




Dei uma última voltinha pelo bairro, uma última olhada para a Notre Dame, joguei uma moedinha no Sena, prometendo voltar muitas vezes para rever Paris e desci no RER para voltar para casa. Cheguei aqui em Nogent sur Marne já estava anoitecendo. Foi lindo ver as luzes todas se acendendo e iluminando os belos jardins floridos da cidade.
Acho que minha viagem foi mesmo excelente! Aprendi muito, vivi situações que nunca imaginei, tive que me virar e dar conta de mim sozinha em um outro país. Sorri muito, chorei muito, vi muita coisa bonita, me decepcionei um pouco com algumas coisas, me surpreendi um pouco com outras, me encantei com lugares que não conhecia, descobri histórias escondidas em ruas, monumentos e obras de arte. Usei meu planejamento muitas vezes. Em outras, sair dele fez a viagem ficar mais interessante. Conheci pessoas divertidas, reencontrei um amigo, fiz novas amizades. Revi lugares que agora têm outras cores, conheci lugares que me surpreenderam, desisti de conhecer outros, deixei alguns para uma próxima viagem...enfim, acho que o saldo foi muito positivo. Entretanto, estou feliz em voltar, pois, como disse um amigo meu, o melhor da viagem é o retorno. Amanhã, a essa hora, estarei na minha casa. Muito feliz por ter ido ver uma parte do mundo, mas, certamente, também muito feliz por ter retornado ao meu mundo!

Até a próxima viagem!!

VIAGEM REALIZADA EM AGOSTO/SETEMBRO DE 2010
Powered By Blogger