quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Restaurantes de Buenos Aires


Olá, amigos!

Depois de quatro viagens a Buenos Aires, resolvi fazer uma pequena lista dos restaurantes que posso recomendar aos leitores desse blog. Fui à todos os restaurantes listados e espero que esta lista sirva para que os leitores de primeira viagem possam comer uma boa carne, afinal, Buenos Aires é a terra da carne!

1- Siga la Vaca -Alícia Moreau Justo, 1714, Puerto Madero 
(Esse é o típico restaurante "ame-o ou deixe-o", muita gente que conheço abomina esse restaurante, mas dando minha sincera opinião, eu gostei e muito! Fui duas vezes e talvez eu tenha dado sorte, mas ele foi o que eu esperava: carne boa, farta, bebida boa e sobremesa espetacular! Preço justo pela quantidade de comida. É um estilo self service. Paga-se um preço único e come-se o quanto quiser, além de 1 litro de bebida a escolher mais a sobremesa. Os acompanhamentos não são lá essas coisas, então esse é um restaurante para quem gosta de carne e pretende fazer dela seu prato principal. Claro que há batata frita para acompanhar e mais uma dou duas saladinhas, mas o que importa mesmo é a carne!)

2-  El Peregrino - Calle Defensa, 445 San Telmo
( É um restaurante pouco turístico, lembra um pouco o que a gente aqui no RJ chama de "pé sujo", mas a comida é excelente! Carne macia, bem farta e acompanhamento saboroso. O preço também é bom! Excelente custo-benefício)

3- La Petrona - Calle Juan Domingos Peron, 1594, esquina com a Calle Montevideo.
(Esse é um dos meus preferidos, pois trata-se de comida caseira. O lugar é bem simples. Quem administra  é uma mesma família e quando se chega, há algumas opções de comida no balcão. Em geral, uma carne, um frango, um peixe e uma massa. Você escolhe qual quer, eles aprontam seu prato e te servem na mesa. Tempero delicioso, com gostinho de comida de casa! Preço ótimo! E atendimento excelente! Recomendadíssimo!)

4- Desnivel - Calle Defensa, 855
(Esse já é um restaurante mais famosinho entre os turistas, visto que figura em vários guias. A carne é saborosa e, por um preço razoável, não há muita variedade de opções nos pratos, não. Pratos mais incrementados são bem caros, mas fiquei com a carne e salada, que era uma das opções mais baratas do cardápio. Não me arrependi. Suculenta na medida!)

5- La Americana - Avenida Callao esquina com Bartolomeu Mitre.
(É uma espécie de lanchonete, mas que também serve comida, porém sem muita variedade. O atendimento deixa muito a desejar, mas as empanadas, que são uma espécie de pastel de forno portenho, são deliciosas! Recomendo a de "choclo" que é milho ou a de "carne crioula" que é uma carne mais adocicada. Foram as minhas preferidas. O lugar não é dos mais baratos, mas as empanadas valem a pena e ali o suco de laranja costuma ter bom preço, diferente da maioria dos restaurantes onde ele custa uma fortuna!)

6-  Livraria EL ATENEO GRAND SPLENDID - Calle Santa Fé 1860, Recoleta. 
(Na verdade, essa é uma recomendação 2 em 1, pois o Café da Livraria é ótimo, tem sanduíches deliciosos e um maravilhoso submarino, que é um leite quente onde se derrete um tablete de chocolate, mas a dica aqui vai também pelo local que é lindo e vale uma visita, só não espere preços baixos, pois tudo lá é bem caro, portanto, deixe mais para o fim da viagem, garanto que não vai se arrepender! Em tempo: o almoço do restaurante da Livraria é muito bem servido e bem gostoso, vale a pena!)

7- Um pouco mais longe...

Bar Oviedo - Em frente à praça principal na Feira de Mataderos ( Essa é feira que acontece aos domingos e que fica a mais ou menos 1 hora do centro de Buenos Aires, o restaurante tem uma carne boa, atendimento sofrível, mas preço justo. Caso você queira visitar a feira, é uma boa opção de almoço)

Uma dica: Em Buenos Aires não há acompanhamentos como arroz e feijão, tão comuns aqui no Brasil. Lá suas carnes são acompanhadas de batata (papas, em espanhol) seja frita, souflé, souté ou purê. Além disso, outro acompanhamento comum por lá é o purê de calabaza (abóbora) que costuma ser muito gostoso! Todas as carnes que citei acima vieram com um desses acompanhamentos ou com salada verde. São as opções que acompanham o prato e estão incluídas no preço, qualquer outra coisa encarece o prato e nem sempre é fácil de conseguir!


Por enquanto os restaurantes são apenas esses, mas em breve farei uma nova viagem à terra de Maradona e poderei ampliar um pouco mais essa lista para vocês, amigos!

Até Breve!