Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Visitas guiadas em Buenos Aires

Hola, amigos!

Uma das coisas que eu queria muito fazer nessa minha viagem a Buenos Aires eram as visitas guiadas ao Teatro Colón e à Casa Rosada. Embora eu já tenha visitado a cidade seis vezes, acabei nunca fazendo nenhuma das duas. No caso do Teatro Colón, ele estava em obras nas primeiras vezes que fui a Buenos Aires e eu só poderia ter feito a visita guiada na minha viagem de 2012, mas não sei por quê, não a incluí nos meus planejamentos...Dessa vez não houve escapatória! 

Já no dia seguinte da nossa chegada, resolvemos ir ao teatro para comprar o ingresso para a visita do dia seguinte, pois que eu havia pesquisado e visto que era possível comprar de um dia para o outro com horário marcado. Acontece que, durante o nosso trajeto a pé do hotel até o teatro (mais ou menos uns 2km), começou a cair um dilúvio em Buenos Aires! Chegamos ensopadas ao teatro, mesmo com guarda-chuva! Então, já que estávamos lá e não tínhamos como sair por conta da chuva, resolvemos fazer a visita naquela hora mesmo. Compramos o ingresso e esperamos a hora da nossa entrada que demoraria mais ou menos 1 hora. Nesse meio tempo, vistamos a lojinha do teatro e compramos umas lembrancinhas. 

Existem visitas guiadas em espanhol, português e inglês. Todas com horários diferenciados. Fizemos em espanhol já que em português demoraria duas horas e meia. 
O lugar é lindo! Gigantesco! Infinitamente maior que o Teatro Solís de Montevidéu ou que o Teatro Municipal no Rio de Janeiro.
A guia vai, pouco a pouco, contando a história do teatro, de sua construção, seus materiais e sua influência na época em que foi construído. Vale muito a pena e não vou estragar a surpresa. Deixarei para que os leitores desse blog façam a visita e descubram essa joia em forma de teatro quando visitarem a cidade. Deixo uma prévia das fotos só para dar um gostinho e o site do hotel para planejarem a visita e, quem sabe, assistirem a uma ópera:


Horários das visitas

uma das belas cúpulas

escada de entrada em mármore rosado

Lustre e teto lindos

sala onde se assistem a palestras e convenções

tem teatro mais lindo?

local interessante, de onde as viúvas assistiam às peças


A outra visita guiada que fiz nessa curta viagem foi a da Casa Rosada. Acontece todos os sábados e domingos de 10h às 18h (última entrada às 17h). São gratuitas. Acontecem em inglês e espanhol e a guia nos leva por toda a casa também contando a história da construção e de todos os presidentes que já passaram por ali. Claro que ela se detém mais no Perón e, obviamente, fala de Evita que foi a primeira dama mais importante da história da Argentina e amada pelo povo até hoje. 
Eu nem sabia que o interior daquela casa era tão bonito e gostei muito de conhecê-lo. Fizemos a visita numa manhã de sábado e na hora do almoço já estávamos indo almoçar. Foi bem bacana.
Ficam aqui algumas fotos para aguçar a curiosidade do leitor:

Elevador presidencial (uma bobagem pq a casa só tem dois andares)


detalhe da coluna externa atrás da casa


Jardim das palmeiras no interior da casa

jardim das palmeiras no interior da casa

Mesa histórica onde Perón despachava. O retrato de Evita permanece ali desde então.

Uma das poucas pinturas onde o casal aparece de frente e sorrindo

Mesa onde o presidente se reúne com seus ministros. Ao fundo, um vestido usado por Evita 

Salão Branco



Hasta Luego!

VIAGEM REALIZADA EM JANEIRO DE 2015
Powered By Blogger